Baixa testagem pode estar a iludir em relação à real situação da COVID-19

 – Alerta Director Regional da FHI 360



Moçambique fez um óptimo trabalho na gestão da pandemia da COVID-19 e fez uma história de sucesso, a olhar pelas estatísticas, fabulosas, mas talvez não! Quem o diz é o Director regional da FHI 360 para a região Austral e Oriental de África, Otto Chabikuli. O dirigente fez a declaração na qualidade de orador numa sessão científica do Instituto Nacional de Saúde (INS), realizada na última sexta-feira (05), na cidade de Maputo.

Sob moderação do Director-Geral Adjunto do INS, Eduardo Samo Gudo, a sessão teve como tema “O passado, presente e futuro da resposta à COVID-19: implicações para os fazedores de políticas e outros profissionais em países de média e baixa renda”.

Otto Chabikuli começou por fazer um elogio ao país, referindo, até ao dia 04 do mês em curso, a nível mundial, o cumulativo de casos positivos confirmados do novo Coronavírus estava em torno de 581 milhões, dos quais 6.4 milhões resultaram em óbitos, um número muito alto de mortes num período de oito meses. Entretanto, quando se olha para as estatísticas de Moçambique, o número de casos positivos confirmados ronda apenas os 229 mil, e o de mortes confirmadas é de 2.216.

Postar um comentário

0 Comentários