A Total Energies EP Moçambique Área 1 persiste em ignorar a dívida com a empresa moçambicana, Passion for Brands. A empresa terá prestado serviços a multinacional Total Energies e ao não ser paga recorreu ao Tribunal Judicial da cidade de Maputo, o que resultou no ofício n. º 998/13ª/TJCM/2024, que ordena a penhora de saldos bancários, na quantia de 1.006.098.817,02MT, (um bilhão, seis milhões, noventa e oito mil e oitocentos e dezassete meticais e dois centavos), ordem até então ignorada pelo Banco Comercial e de Investimentos(BCI), sem justificar os motivos da recusa.
A penhora é resultante de uma providência cautelar, que se destina a dívida que a Total Energies EP Moçambique Área 1, Limitada tem com empresa moçambicana Passion For Brands. Dados em nosso poder indicam inércia tanto do BCI bem como do devedor, que recentemente assinou um contrato bilionário com empresas estrangeiras que visam garantir segurança em Cabo Delgado.
Actualmente, a Passion for Brands considera a resolução do conflito através da Justiça, ou seja, em sede de Tribunal, uma vez que a via amigável não surtiu efeitos desejáveis.
O negócio da Passion for Brands foi auditado por uma entidade competente a seu pedido, uma vez que a auditoria solicitada à Deloitte pela Total Energies EP Moçambique Área 1 para aferir a demanda nunca foi partilhada.
Com o resultado da auditoria na sua posse, a Passion for Brands, fez uma exposição para o INP (Instituto Nacional de Petróleos), na qualidade de regulador, para obter uma solução.
Tendo essa tentativa redundado em fracasso, esperando que o veredicto saia dos tribunais.
No entanto, a Passion for Brands mesmo sendo vítima e queixosa neste acto, prefere não partilhar detalhes adicionais do processo decorrente na Justiça.
O Visão Moçambique, está no terreno a manter contactos com Total, o Auditor, a Deloite e o Tribunal para trazer mais detalhes.
0 Comentários
O que você achou dessa matéria?