Trabalhadores da Empresa MBV Security com sede na província da Zambézia, centro de Moçambique, não paga salários aos seus funcionários há mais de 9 meses.
Para além de despedimentos sem justa causa, os funcionários apontam que desde Maio do ano em curso não recebem salários e juntando com os outros meses do ano transacto não sabem contabilizar os prejuízos que carregam e consequentes na família.
Falando a nossa reportagem Ricardo(nome fictício para preservar sua imagem), conta que desde que a empresa parou de pagar em Maio, foram obrigados a recorrer a direcção afim de saber mais sobre o caso e a resposta foi de “se você está cansado, tira o fardamento e vá para casa e se não tiver nada por fazer lá em casa procura calcinhas da tua mulher para lavar”, revela.
Os denunciantes, também revelaram a reportagem do Jornal Visão na Zambézia que já recorreram a inspecção do Trabalho mas o problema ainda não tem solução.
Os contratados apontaram que a empresa MBV não tem sindicato e nem documentos completos para operar. Ainda, segundo denúncias chegadas ao Visão, a empresa não está organizada, “quando o delegado chega diz você tira o fardamento e vá para casa. Como vamos nos sentir seguros se nem a direcção do trabalho não está a nos ouvir?, questiona João outro funcionário que revelou a mesma empresa estar na Zambézia há pouco mais de um ano e sete meses.
O patronato desde o início dos contratos começou a dever 3 meses e só pagava 1 mês ficando a dever 2, o que significa que em 12 meses só se recebe salários 4 meses alternados.
Uma questão que sempre fica no ar é: se a direcção de trabalho e a inspecção local existem e tem conhecimento segundo os trabalhadores porque empresas do tipo operam naquela zona do país?
O jornal Visão está ainda atrás dos responsáveis da empresa e da direcção do trabalho afim de esclarecerem a situação.
Notícia ainda em actualização
0 Comentários
O que você achou dessa matéria?