Cidade de Maputo: Daniel Chapo lidera, Venâncio Mondlane segue - CNE


Os mais recentes dados provenientes da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Cidade de Maputo, referentes às eleições gerais de 2024, indicam vantagem para Daniel Chapo, candidato pela Frelimo, seguido por Venâncio Mondlane, do partido PODEMOS, que ocupa a segunda posição.Apesar das contestações não oficiais apresentadas por Venâncio Mondlane e PODEMOS, a dinâmica em apreço em relação ao escrutínio, reflecte um padrão já observado nas eleições autárquicas de 2023, em que o partido no poder, a Frelimo, continua a consolidar sua força na capital, enquanto a oposição, representada por novas forças políticas como o PODEMOS, começa a ganhar terreno, especialmente em sectores da juventude e em áreas urbanas.

A vantagem de Daniel Chapo e do partido Frelimo não surpreende, dado o histórico de domínio político e conflituoso que a Frelimo mantém em Maputo, local chamado de "Nação". Contudo, a presença crescente de Venâncio Mondlane e do PODEMOS como segunda força mais votada demonstra uma reconfiguração do cenário político na cidade. A ascensão de Mondlane, que já se destacou em eleições anteriores, é um sinal de que o eleitorado moçambicano está a considerar alternativas ao partido no poder, numa busca por mudança e inovação.

Dos 675 757 eleitores, 63% votaram, dos quais 204 117 são para Daniel Francisco Chapo à presidência da República, 128 669 para Venâncio Mondlane. Para Assembleia da República a Frelimo recebeu 236 310 votos e o partido PODEMOS 83 963 votos.

Nos lugares subsequentes aparece a RENAMO na terceira posição com 36 560 votos à presidência e 51 635 para Assembleia da República, sendo que Lutero Simango não foi além de 2,56% à presidência e 6,34% para AR.

O CIP destaca que a divulgação parcial dos resultados é um passo importante, mas que a transparência total do processo é ainda mais necessária para assegurar a confiança do público. Ainda que a Frelimo mantenha a liderança em Maputo, os observadores internacionais e locais apelam à publicação dos resultados detalhados de cada mesa de voto, para que se possa garantir que o processo eleitoral decorreu sem irregularidades e com total integridade.

Enquanto a contagem de votos continua, é expectável que os próximos dias tragam maior clareza sobre o desfecho destas eleições, especialmente em áreas onde a competição entre partidos tem sido mais renhida.

Postar um comentário

0 Comentários