A Ministra da Cultura e Turismo atribuiu, nesta quinta-feira, o Selo Limpo & Seguro ao Hotel Dona Ana, em Vilankulo, marcando, assim, o início da primeira de três atribuições que a governante vai fazer naquele distrito. O INATUR atribuiu, recentemente, quatro selos a igual número de estabelecimentos hoteleiros naquele ponto do país.
Esta certificação surge como atenuante à crise instalada pela pandemia da COVID-19 e é a primeira vez que Eldevina Materula atribui Selo Limpo & Seguro a uma estância hoteleira, após seu lançamento no ano passado.
No evento desta noite, a dirigente referenciou que "a indústria turística é considerada das mais promissoras e de rápido crescimento em todo o mundo. Contudo, neste momento, é a área que mais se ressente dos efeitos nefastos do surto da pandemia. Mesmo após o relaxamento progressivo das medidas restritivas, prevê-se uma recuperação lenta do sector dada à sua transversalidade".
Para catalisar a rápida recuperação do sector, o Ministério da Cultura e Turismo, através do Instituto Nacional do Turismo (INATUR), concebeu o Selo "Limpo & Seguro", um mecanismo de certificação para entidades e serviços que operam no Sector da Cultura e do Turismo bem como para todos que indirectamente intervêm nesta área, cumprindo rigorosamente com os protocolos sanitários validados pelo Ministério da Saúde no contexto da COVID-19.
Desde a altura do seu lançamento até a data actual, foram registadas em todo o País 190 candidaturas, realizadas 83 vistorias, efectuadas 62 atribuições e acções de monitoria que culminaram com a revogação do Selo Limpo & Seguro em três estabelecimentos.
Segundo Materula, as estatísticas evidenciam que nem todos os candidados ao selo têm o privilégio de ser certificados ou reconhecidos como Limpos & Seguros.
Ser limpo e seguro, hoje, é um dos preceitos básicos da indústria global, e todos os destinos turísticos que queiram continuamente tornar-se competitivos e firmar-se como seguros devem incorporar esta iniciativa nas suas várias vertentes.
Estiveram presentes no evento o Director Nacional do INATUR, Marcos Vaz, o
Presidente do Conselho Autárquico da Vila de Vilankulo, William Tunzine, a Secretária-Permanente do Distrito de Vilankulo, Sónia João Leonardo, em representação do Administrador da Vila de Vilankulo, e
o representante da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), Albino Mahumane.
Importa referenciar que a atribuição do selo foi antecedida por uma escala aos limites da Área de Protecção Ambiental de Pomene, interacção com as autoridades locais, visita ao Hotel Pomene, a Pomene Lodge e a locais com potencial para o desenvolvimento turístico integrado.
0 Comentários
O que você achou dessa matéria?