Os filmes da Disney marcaram gerações e até hoje fazem parte da vida de muita gente, de crianças a adultos. Mesmo com o lançamento de novos filmes de animação, os clássicos da Disney continuam entre os mais amados pelo público, ano após ano.
E você, de quais gosta mais? Separamos os 20 melhores filmes da Disney para você escolher o seu preferido!
Foi em 1994 que o mundo passou a conhecer o drama da família de leões que tanto emocionou e inspirou o público. O Rei leão conta a história do leão Simba desde a infância até sua vida adulta. Simba sofre com a maldade e mentiras do tio Scar, mas consegue superar e aprender importantes lições como coragem, amizade e redenção graças aos seus amigos e família. A história, que há décadas é muito amada, ganhou mais destaque ainda depois do lançamento em live action em 2019.
Esse apaixonante clássico sem dúvida não poderia ficar de fora. A bela e a fera foi um dos enormes sucessos da Disney, inspirado no livro francês de mesmo nome. A história do príncipe transformado em fera que precisa aprender a amar e ser amado pela princesa Bela para que o feitiço seja quebrado conquistou muitos corações. Os objectos falantes do castelo onde a fera vive trazem um tom necessário de humor ao filme. Em 2017, uma versão live action foi lançada para a alegria dos fãs.
Frozen (2013)
Apesar de ser bem mais atual do que a maioria dos outros filmes reunidos aqui, o filme que popularizou o famoso refrão "Let it go" não poderia faltar nessa lista devido ao enorme sucesso que fez desde o seu lançamento. O filme foi a 53° animação da Disney e conta a história da relação das irmãs Ana e Elsa, que vivem no paraíso gelado de Arendelle. Elsa possui poderes congelantes difíceis de controlar e por isso foge do seu reino, procurando isolamento. Porém, Ana, junto com Kristoff e o super carismático boneco de neve Olaf, embarcam numa missão de encontrar Ana e levá-la de volta. A produção foi inspirada no livro "A Rainha da Neve", de Hans Christian Andersen, título que foi adotado também para o filme por algum tempo, até que veio a substituição por Frozen.
Aladin (1992)
O filme, que se desenrola no universo árabe, conta a história da princesa Jasmin, filha do Sultão, e do seu amor por Aladim, um rapaz simples, que está sempre acompanhado de seu melhor amigo, o macaquinho Abu. Além deles, existe ainda o malvado Jafar, o gênio da lâmpada e, claro, o tapete mágico que mostra o "Mundo ideal" de Aladin e Jasmin. O filme foi um dos grandes sucessos da Disney e em 2019 ganhou uma nova versão em live action. A inspiração do filme é o conto "Aladim e a lâmpada maravilhosa", do livro "As mil e uma noites". O filme ganhou o Óscar de melhor canção original pela música "A whole new world".
Mulan (1998)
O enredo de Mulan nasce a partir de uma lenda chinesa que conta a história de uma valente menina que finge ser um homem para participar de um combate que não permitia participação feminina. No filme, Hua Mulan é a filha de um guerreiro que se alista para o exército no lugar do seu pai doente com o objetivo de defender a China contra os ataques dos inimigos. Mulan acaba se tornando uma grande guerreira, dando orgulho ao seu povo. Uma nova versão do filme será lançada em março de 2020.
A Pequena Sereia (1989)
Direto do fundo do mar, a Disney trouxe a história da pequena sereia Ariel. Depois de uma série de produções que não obtiveram grande sucesso, A pequena sereia chegou para trazer de volta os aplausos do público. O enredo do filme gira em torno do interesse de Ariel em conhecer o mundo dos seres humanos, o que acaba por levá-la a se apaixonar por um homem impossível para ela, devido a sua condição de sereia. Junto com seu fiel amigo Linguado, Ariel contraria o próprio pai, enfrenta a bruxa Úrsula e passa por vários desafios em nome desse amor.
A dama e o vagabundo (1955)
Impossível não derreter o coração diante dessa produção que fala do amor entre a cachorrinha de raça Dama e o vira lata Vagabundo. A história é tão simples quanto fofa: Dama se vê no meio de uma confusão com alguns gatos malvados, se perde na cidade e precisa da ajuda de Vagabundo, que acaba se tornando o seu amor. Quem não lembra da clássica cena dos dois cachorrinhos dividindo um prato de espaguete? Em 2020, a Disney lançará no Brasil uma nova versão do filme em live action.
Cinderela (1950)
Um dos grandes sucessos da Disney, Cinderela é inspirado no livro de mesmo nome do autor Charles Perrault. A história da moça maltratada por sua madrasta e irmãs e que com a ajuda de uma fada madrinha encontra o seu príncipe encantado conquistou e continua conquistando muitos corações, de crianças a adultos. O filme foi o maior sucesso da Disney desde a Branca de neve e os sete anões (1937) e deu origem a duas outras sequências, Cinderela II e Cinderela III, mas que não tiveram tanto sucesso quanto o filme original. Em 2015, a Disney relançou Cinderela, em live action.
101 Dálmatas (1996)
Como não amar a divertida e linda história dos 101 dálmatas? O filme, baseado no livro de mesmo nome escrito em 1956 por Dodie Smith, foi um dos grandes sucessos de bilheteria da Disney, lançado em 1996. A produção conta a história de amor dos dálmatas Pongo e Prenda. Quando o casal tem seus primeiros filhotes, a empresária Cruela de Vil planeja roubá-los para fazer casacos de pele. A partir daí a família e outros dálmatas que vão se juntando a história passam por diversas aventuras até o tão esperado final feliz.
Branca de Neve e os Sete Anões (1937)
Primeiro longa metragem de animação da história, Branca de neve e os sete anões trouxe uma história que envolve praticamente tudo o que a maior parte do público gosta: aventura, uma pitada de maldade, amizade e amor. Tudo isso acompanhado de muita música e o senso de humor trazido pelos anões. Branca de neve e os sete anões não poderia ter outro destino que não fosse se tornar um grande sucesso. E foi o que aconteceu, tanto que o filme foi relançado pelo menos sete vezes. Em 2020 se iniciam as gravações para o lançamento da versão live action.
Corcunda de Notre Dame (1996)
O Corcunda de Notre Dame foi o 34° filme de animação da Disney e foi considerado um enorme sucesso tanto pelas críticas quanto pela bilheteria. O filme gira em torno da vida de Quasimodo, um homem que sofre preconceito devido a sua aparência e que vive na catedral de Notre Dame, na França, isolado do mundo exterior. Amizade, liberdade e aceitação são alguns dos ingredientes que fizeram a receita para este lindo e comovente filme.
Hércules (1997)
Hércules foi a primeira animação feita pela Disney com personagens da mitologia grega. O filme conta a história de Hércules, filho de Zeus e Hera. Quando pequeno, ele é vítima da maldade do deus Hades, que dá a Hércules uma porção que quase que acaba com a sua divindade por completo. Durante a sua juventude, ao tomar consciência do golpe que sofreu, Hércules quer colocar essa história a limpo. No meio do caminho, claro, o amor chega na vida de Hércules e muda tudo de lugar. O filme levou 5 anos para ser concluído e foi recebido de forma positiva pela crítica.
Alice no país das maravilhas (1951)
Apesar de sua atual popularidade, Alice no país das maravilhas não agradou o público como o esperado na época do seu lançamento. A produção, inspirada no livro de Lewis Carroll, conta a história de Alice, uma menina que, ao perseguir o Coelho Branco, chega no país das maravilhas, onde conhece criaturas incríveis! O filme é um mergulho em um mundo de fantasia e foi relançado em 2010, misturando cenas em animação e live action.
A Bela Adormecida (1959)
A Bela Adormecida foi uma produção considerada bastante cara na época em que foi feita e infelizmente não alcançou a bilheteria que a Disney esperava. A história, baseada em um dos contos dos Irmãos Grimm, levou oito anos para ser transformada em filme. Foi a produção mais longa da Disney até hoje. O filme conta a história da princesa Aurora que, ao ser enfeitiçada pela fada Malévola, cai em um sono profundo do qual só pode ser acordada através do beijo do seu verdadeiro amor.
Peter Pan (1953)
Peter Pan, o menino que nunca cresce, foi apresentado ao mundo pela Disney em 1953. O filme foi baseado numa peça de teatro chamada "Peter e Wendy" e se desenvolve a partir da visita de Peter Pan a casa da família Darling. Os três filhos, Wendy, João e Miguel são levados por Peter Pan a Terra do Nunca e lá, juntamente com a Sininho, os Garotos Perdidos, e também o inimigo Capitão Gancho, eles vivem aventuras inesquecíveis.
Pocahontas (1995)
Esse filme é baseado na vida da índia americana Pocahontas, que nasceu em 1584 e casou com o inglês John Rolfe. O filme é uma versão cheia de fantasia e situações que não aconteceram na realidade, mas que conquistou o público. O enredo se baseia no encontro e nos desafios do amor da índia e do colono britânico John Smith. Pocahontas ganhou o Oscar de Melhor Canção Original, com a música "Colors of the Wind".
Dumbo (1941)
O inesquecível elefantinho de orelhas grandes foi o protagonista do filme Dumbo, uma produção de enorme sucesso da Disney. O filme se passa num circo, onde Dumbo é um elefante ridicularizado por suas orelhas gigantes. Seu único amigo é o ratinho Timóteo, que o ajuda a perceber que ele é um elefante especial, capaz de voar. Em 2019, a Disney lançou uma nova versão desse filme em live-action.
Pinóquio (1940)
Pinóquio é o nome de um boneco de madeira criado pelo carpinteiro Gepetto, um homem que deseja muito que esse boneco se torne um menino de verdade. O sonho vira realidade e é a partir daí que a história do filme se desenrola. A produção encantou o público com suas lições simples e fortes sobre o valor da honestidade e da generosidade. O sucesso, entretanto, não chegou logo na época do primeiro lançamento, mas cinco anos depois, quando a Disney relançou o filme, que até hoje é muito amado pelo público. Pinóquio fez história ao ganhar o Óscar de melhor canção original com a música "When you wish upon the star".
Bambi (1942)
Quem não se lembra da história comovente de Bambi, o filhote de cerdo conhecido como "Príncipe da Floresta", que vê sua mãe ser morta por caçadores e precisa aprender a viver os desafios da vida adulta com a ajuda de seu pai. O filme é baseado no livro de Felix Salten, "Bambi: a vida na floresta". Um curiosidade interessante é que na época da produção do filme, a equipe recebeu a visita de um cerdo de verdade no estúdio para servir de modelo para os desenhistas.
Fantasia (1940)
Fantasia foi a terceira animação produzida pela Disney e apresentou um roteiro diferente, bastante ousado. Em vez de contar a história de um personagem principal, a Disney transformou a própria música no personagem central do filme. Oito peças musicais clássicas conduziram e embalaram diferentes narrativas. A ideia arriscada valeu a pena e o filme se tornou um grande clássico, muito bem recebido pela crítica.
0 Comentários
O que você achou dessa matéria?