HCN: "ARENAMO já não é a esperança dos moçambicanos" - Baltazar fael

Baltazar Fael - Pesquisador do CIP falando durante o CIP Cast 10(16 de Maio de 2024)

O Pesquisador do Centro de Integridade Pública(CIP), que participou na tarde desta Quinta-feira da 10ª edição do CIP Cast, disse que a RENAMO acaba de se dar um tiro no pé “exactamente por estas pequenas coisas que são grandes no fundo, num país de fome”.

FAEL diz que comer é algo quase que sagrado para as pessoas, daí que a RENAMO acaba se dando um tiro no pé, porque com as eleições internas que terminam hoje(16), o partido auto intitulado “pai da democracia”, pecou por pensar em eleger Ossufo Momade para presidir aquela formação política.

“Qual é o objectivo ao eleger Ossufo Momade para a presidência? É para concorrer com quem?” — Indagou o pesquisador, lançando a máxima de que a RENAMO não devia nem tão-pouco mentalizar a figura de Ossufo Momade para as presidenciais, que mais fora do partido interessam do que simplesmente com os estômagos de centenas de membros séniores.

Para além de Baltazar Fael, Pesquisador do CIP, num debate que buscava analisar o assunto: DELEGADOS PROVINCIAIS ASSUMEM APOIO À ACTUAL LIDERANÇA DA RENAMO: SERÁ PRENÚNCIO DA REELEIÇÃO DE OSSUFO MOMADE?, o Professor Universitário Régio Conrado, esteve presente e numa das suas intervenções afirmou que “A RENAMO é um partido destituído de qualquer ideia de governação”.

Régio Conrado - Professor Universitário falando durante o CIP Cast 10(16 de Maio de 2024)

Régio Conrado aponta que durante todos os anos de existência da Perdiz, analisou todos os programas políticos daquela formação política e chegou a conclusão de que “a RENAMO nunca definiu qual é o modelo de Estado que seria adaptado a Moçambique, nunca definiu qual é o sistema nacional de saúde, mas adaptado para Moçambique, nunca definiu quais são as reformas que devem ser feitas para melhorar a providência dos serviços públicos em Moçambique, nunca discutiu qual é o paradigma de cooperação de relações internacionais que Moçambique devia ter”.

Postar um comentário

0 Comentários